P90 Dicas e Curiosidades: Armas do Free Fire

E aí, tropa do Free Fire! Se tem uma arma que tem conquistado corações e dominado o campo de batalha, é a P90. Neste post, vamos explorar o universo dessa submetralhadora incrível, recheado de “P90 Dicas e Curiosidades” para te ajudar a arrasar nas partidas. Pegue sua P90, vamos nessa!

Curiosidades

A P90 leva esse nome porque, no momento em que foi desenvolvida, ela era chamada de Project-1990, tendo em vista que foi lançada no ano de 1990.

Ela foi produzida por uma empresa belga chamada FN Herstal.

Sabe porque ela foi fabricada?

Olha só: em meados dos anos 80, a galera lá da OTAN não tava nada feliz porque as armas que eles tinham na época mal arranhavam os coletes dos soldados inimigos, vê se pode?

Eles então abriram concorrência para que as empresas tentassem criar uma arma que fosse melhor contra esses equipamentos.

No fim da década de 1980 a FN Herstal criou a P90, sendo uma das primeiras armas a utilizar um tipo de munição de apenas 5.7mm! As balas desse tipo alcançam uma velocidade tremenda, por isso tem um poder de penetração MUITO maior.

Para você ter uma ideia: A P90 pode disparar 900 tiros por minuto e as balas saem com velocidade de até 850 metros por segundo, ou seja, 3060 km/h!

– Não parece boa ideia enfiar na frente de uma, né?

– Ainda mais com esses tiros perfurantes.

Essa submetralhadora tem ainda mais vantagens: o pente de munições dela suporta até 50 balas por vez, o que é bem maior do que os 30 ou 32 que armas desse tipo normalmente têm.

Achou foda? Pois, tem mais: ela é uma arma extremamente ergonômica, o que significa que ela se encaixa super bem nas mãos dos soldados, e, além disso ela tem o cano alinhado com a sua coronha, o que significa que ela tem bem menos recuo do que o normal.

Além de tudo isso, ela tem um alcance considerado top de linha para sua categoria, o que a torna bem versátil. Saca só ela em ação:

Após fabricada, ela foi testada contra os melhores coletes da época, os coletes Kevlar e o CRISAT, e se saiu muito bem, e a partir daí ela nunca mais deixou de ser usada!

Hoje, a P90 equipa várias organizações militares, paramilitares e antiterroristas.

E agora também por jogadores de Free Fire, é claro! E aí, ficou impressionado? Será que ela é tão boa assim no jogo? A gente deu uma olhada e contamos para você agora.

A P90 no Free Fire

p90 no free fire
A P90 chegou no Free Fire no dia 7 de novembro de 2018. E já veio recheada de expectativas, pois já fazia algum tempo desde a última SMG adicionada ao jogo. Será que teríamos enfim uma concorrente para MP40? Fomos testar. Nos primeiros dias, a taxa de aparição dela estava aumentada, então não foi difícil encontrá-la!

Note que ela não suporta Silenciador, que permite que você atire sem revelar sua posição, nem Boca de Arma, que aumenta o alcance, e nem Coronha, que dá mais estabilidade. Isso acaba não sendo um problema tão grande visto que a P90 naturalmente tem boa estabilidade e um bom alcance.

Taxa de Aparição

É difícil analisar esse ponto no momento, devido a sua taxa de aparição estar aumentada, mas por não ser uma arma muito acima da média, é esperado que ela seja relativamente comum, com a taxa de aparição similar às suas concorrentes UMP, MP5 etc.

Frequência de Tiros

A frequência de tiros dela é alta conforme o esperado de uma SMG. Tem exatamente a mesma taxa da UMP, para você ter uma ideia. Entre as submetralhadoras, a P90 só perde para MP40 nesse quesito, atirando 10% mais lentamente do que ela.

Em nossos testes, a taxa de tiro é sensivelmente menor que a da MP40. A taxa de tiro não foi muito satisfatória, embora esse fato seja ligeiramente compensado por seu cartucho muito maior.
Ou seja, o tempo que você gastaria recarregando alguma outra arma, você continuaria atirando com a P90.

Alcance

O alcance dela é igual ao da MP5, que é um alcance considerado bom para armas desse tipo, mas é inferior ao da UMP:

O alcance é tamanho que ela pode ser considerada uma arma de médio alcance, pra você ter uma ideia. Em nossos testes, houve momentos em que matamos alguém que estava um pouco distante com certa facilidade, para só depois percebermos estarmos usando a P90 em vez de algum rifle comum. É algo para se ficar atento.

Danos e Precisão

Segundo o site da Garena, o dano dessa arma é bem similar ao das demais.
Tanto a P90 quanto a MP40, MP5 e UMP possuem exatamente o mesmo dano por bala.
É difícil acreditar, né? É que esse dano, na verdade, não conta toda a história.

Não é possível falar em dano sem considerar duas coisas: O alcance e a taxa de tiro…

O alcance de uma arma define o quão distante pode estar um inimigo para que seus tiros não percam dano.
Uma boca de arma é um item anexável que aumenta esse alcance. Isso varia de acordo com o nível da boca. Inimigos fora alcance da arma sofrerão pouco (ou quase nenhum) dano.

A P90 não suporta boca de arma, como dissemos ali em cima, mas compensa por naturalmente ter um alcance bom.

Levando isso em consideração, podemos dizer que a P90 tem um dano que, comparado as outras armas da categoria, é média a curta distância (porque a MP40 faz um trabalho melhor a curta distância) e alto a média distância (porque a MP40 tem alcance baixo, já perdendo efetividade a médias distâncias, enquanto a P90 não).

Note que não estamos dizendo que ela dá mais dano se não estiver de perto, e sim que considerando médias distâncias, ela dá mais dano comparado às demais, obtendo o mesmo resultado que a UMP.

Tá difícil escrever essa matéria sem citar a UMP umas mil vezes, você deve ter notado. Vamos fazer um artigo sobre ela em breve. A UMP tem alcance melhor (e ainda suporta Boca de Arma), tem o mesmo dano, a mesma velocidade de tiro, e se recarrega muito mais rapidamente. Tô quase indo no jogo testar se ela é isso tudo mesmo. Mas aí é que entra umas coisas que são muito, muito importantes. Recuo e precisão.

Se você já jogou de AK47, você sabe o que é recuo. Sabe muito bem eu diria! Armas com grandes recuos são difíceis de controlar.

Você tem a impressão de que a arma “pula” quando atira, e a mira fica instável, perde precisão, ou seja, você não consegue mais controlar tão bem onde é que os tiros vão. Sua mira tá em um lugar, mas os tiros vão em outro.

Você precisa parar de atirar por um instante para que sua mira volte ao normal. Anote: armas estáveis são armas com baixo recuo.

É nesse quesito que a P90 se sobressai. Além do ótimo alcance, ela é relativamente estável. Não é como a MP5, que é a arma mais estável do jogo, mas é estável. E também tem boa precisão. De fato, sua precisão é muito maior que a da UMP e da MP40, por exemplo. O que acontece é que a precisão menor e o recuo maior da MP40 acabam se tornando pontos positivos em combates a curta distância. Então isso não é exatamente um ponto tão positivo.

Algumas dicas

Esse conjunto de alcance, estabilidade, boa taxa de tiros, excelente tamanho de cartucho, e ótima precisão fazem da P90 uma arma secundária aceitável.

Porém, recomendamos que dê preferência para a MP40 para essa função. Explicamos isso aqui.

  • A arma tem alcance superior às armas secundárias mais comuns. Isso significa que, em combate, talvez seja melhor você ficar um pouquinho mais longe. Evite ficar perto demais. Seu inimigo provavelmente estará com uma espingarda (uma “doze” como as SPAS12) ou uma MP40. A SPAS, por exemplo, não vai te acertar praticamente nada. A MP40 com seu alcance pobre vai te dar pouco dano. E você vai acertar tudo normalmente porque a P90 pode. Você tem tudo para vencer. Agora, se seu inimigo também usar uma igual, aí, cabe a você meu jovem!
  • Mire na cabeça. Você com certeza não esperava essa dica por que né, ninguém te fala para mirar na cabeça. Mas sério, essa dica vale para todas armas desse tipo. Evite posicionar a mira no corpo, coloque ela na altura do pescoço. Os tiros das SMGs são bem espalhados, então tem uma boa chance de uns tiros acertem na cabeça. Nenhuma arma tem precisão perfeita, e os tiros costumam ir para regiões ao redor de onde está a sua mira. Ora, use isso a seu favor!

Não se esqueça. Se teve dificuldade em entender algum dos conceitos que abordamos aqui, não se esqueça de conferir o nosso Guia para Iniciantes. Aproveite também para conferir nossas dicas sobre os itens de começo de partida!

guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Rolar para cima